ColunistasDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

Reflexão: A longevidade é uma realidade de nossos tempos

Irmãos e irmãs, eis que surge uma nova faixa social. A longevidade é uma realidade de nossos tempos. As pessoas vivem mais, os anos se prolongam.

A medicina preventiva tem obtido resultados maravilhosos, acompanhada de sofisticados e milagrosos medicamentos. As academias estão superlotadas, dezenas, centenas de caminhantes pelas ruas e trechos das rodovias próximas da cidade. É comum encontrar grupos de ciclistas que adoram pedalar, suados, molhados e concentrados em suas caminhadas.

A prática de exercícios físicos é amplamente respeitada como uma certeira preservação da saúde e dos infortúnios, das artroses e atrofias musculares. Eis, então, que surge uma nova faixa social que não existia antes. Pessoas que hoje têm entre 60 e 80 anos, esse grupo pertence a uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.

É uma verdadeira novidade demográfica. Hoje, pessoas de 60, 70, 80 anos estão lançando uma idade que ainda não tem nome. Antes, os que tinham essa idade eram tidos como velhos, hoje não são mais.

Estão físico e intelectualmente plenos. Lembram-se da sua juventude sem nostalgia. Trabalharam muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio ao conceito de trabalho.

Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuram e encontram, há muito tempo, a atividade que mais gostam. Sentem-se plenos. Alguns nem sonham em se aposentar.

Os que já se aposentaram desfrutam plenamente seus dias sem medo do ócio ou da solidão. Eles fazem planos para suas próprias vidas, celebram o sol todas as manhãs e sorrim para si mesmos com muita frequência. A nova faixa social pode ainda ser renovados, fortalecidos, dentro de uma espiritualidade rejuvenescedora que o Natal traz para nós.

Um grande abraço, do Padre Mundinho, e até a próxima.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo