DestaquePolicialRadio AM710Radio FMSem categoria

Corpo de Bombeiros orienta como usar o serviço de emergência 193

Para quem se deve ligar quando sua casa é invadida por um enxame de abelhas ou quando acontece uma fatalidade, como a morte de um parente, um acidente ou até mesmo uma pessoa doente em casa.

Casos de urgência e emergência podem ocorrer em casa ou na rua a qualquer hora e, muitas vezes, é difícil saber exatamente a quem recorrer para solicitar atendimento pelo telefone.

Assim como alguns municípios da região Manhuaçu não conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acessado pelo telefone 192, nesse caso apenas Carangola, Espera Feliz e Muriaé, na sua maioria contam com o Corpo de Bombeiros, acionado pelo telefone 193, o que significa que tem uma eficiente para quase todos os tipos de atendimento de urgência e emergência.

O ideal seria que em casos clínicos e de trauma ficassem a cargo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Já quando é necessário resgate e salvamento, o atendimento seria de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, mas onde só tem o Corpo de Bombeiros, a instituição presta todo o serviço.

O Ministério da Saúde recomenda que as cidades tenham uma ambulância básica de atendimento para cada 100 mil habitantes. Os principais chamados são para atender casos clínicos, que incluem desmaio, dores, hipertensão, emergências cardiorrespiratórias, neurológicas ou psiquiátricas e em seguida quedas e acidentes de trânsito.

De acordo com o Sargento Eduardo Dias, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu o 193 é um Serviço de Atendimento em Emergência, “ocorrências onde há traumas, como atropelamentos, colisões, capotamentos, acidentes de trânsito em geral, ou agressões, ferimentos por arma de fogo ou por arma branca, quedas, queimaduras ou soterramentos são apenas alguns dos nossos atendimentos”, disse. O Corpo de Bombeiros atua também na proteção dos cidadãos em caso de contato com animais que possam atacar. É o caso do enxame de abelhas, por exemplo. “Mas isso só se elas estiverem atacando ou ameaçando uma residência. Caso contrário, deve-se buscar um apicultor. Atuamos na prevenção e combate a incêndios, atividades de defesa civil, busca e resgate em meio terrestre e aquático”, completa Sargento Eduardo Dias.

Casos de urgência e emergência podem ocorrer em casa ou na rua a qualquer hora e, muitas vezes, a pessoa liga para o 193 e devido ao nervosismo não consegue passar todas as informações. “Ao ligar para o serviço de emergência 193, procure se manter o mais calmo possível, o atendente irá fazer uma série de preguntas para saber qual a melhor medida a ser tomada e proporcionar um atendimento mais eficaz e evite tocar na vítima, isso somente em último caso”, ressalto Dias.

Acidente de trânsito – Em casos de acidentes de trânsito leves, sem vítimas, apenas com danos materiais, é muito comum que o motorista acione o 190 para contar com a presença da PM no local. Nestes casos, o indicado é que as pessoas registrem o acidente no Boletim de Acidente de Trânsito. O mesmo vale para situações de acidentes em rodovias estaduais, no caso de acidentes em estradas federais o telefone é 191.

Já em caso de acidente de trânsito com vítima, procure sinalizar o local e ligar para o Corpo de Bombeiros, via 193

“As perguntas básicas feitas ao solicitante por telefone são: qual tipo de acidente, o que aconteceu, qual o local, quantas pessoas feridas e qual o estado aparente das vítimas”, acrescenta.

Acidente doméstico e casos clínicos – A impressão de que em casa se está num lugar tranquilo e seguro leva as pessoas a não tomar as devidas medidas de segurança. Acidentes domésticos são frequentes, e em muitos casos podem acontecer fraturas leves ou até consequências mais graves, como a morte.

Objetos que parecem inofensivas podem causar acidentes graves, como um tapete que não esteja devidamente colocado ou não seja antiderrapante, gavetas e portas de armário abertas, fios de telefone soltos pela casa, pisos molhados, úmidos ou encerados.

Soluções bem simples podem evitar acidentes graves ou até mesmo fatais. O CB dá dicas de como os acidentes domésticos podem ser evitados. Tapetes pequenos que escorregam com facilidade devem ser evitados. As escadas, mesmo que internas, devem ter corrimão. Não se deve tomar banho descalço, nem subir em lugares altos, como telhados ou mesmo cadeiras, sem segurança.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, caso uma pessoa sofra uma queda, ou outro acidente, não se deve removê-la, pois corre-se o risco de ele não ser socorrida devidamente, e em consequência se agravar seu quadro clínico. A melhor solução é chamar o CB pelo telefone 193

Trote é crime – A dúvida a respeito de qual telefone de emergência ligar é comum. Mas, em alguns casos, esses enganos acabam por congestionar os telefones, evitando que uma ligação de emergência seja atendida.

O elevado número de trotes passados para telefones de emergência agrava o serviço de atendimento “É preciso que a população tenha consciência sobre o uso dos telefones de emergência, pois aquele que hoje está fazendo mau uso e atrapalhando o sistema, a qualquer minuto pode precisar dele”, disse Dias.

Passar trote para o serviço de emergência é crime e a pena pode chegar a seis meses de prisão. Além do crime, uma falsa comunicação de emergência acaba por evitar que uma pessoa que realmente precise de ajuda seja atendida.

“Os telefones de emergência existem para que o cidadão possa ter acesso aos serviços, geralmente, em momentos de aflição, difíceis em sua vida. São de atendimento às necessidades prioritárias, por isso é importante que o cidadão entenda que obstruir estes serviços acarreta sérios problemas ao atendimento. É importante que se faça bom uso para que não atrase situações que já são prioritárias”, comentou Sargento Dias.

Jailton Pereira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo