DestaqueEducação

Pesquisa universitária revela ciclo de violência contra a mulher em homens agressores

Uma pesquisa do grupo “Diálogo sobre Masculinidades”, liderada pela Profa. Me. Ana Rosa Campos e as estudantes do curso de Direito do UNIFACIG, Ângelis Mendes Ferreira e Ingrid Vitoria Silva Ferreira, do 4° período, revelou dados alarmantes sobre a percepção de homens autores de violência doméstica (mantidos sob anonimato). O estudo envolveu 17 participantes de um programa de reeducação, mostrando que a maioria não reconhece ou têm a percepção da violência contra a mulher como crime.

Entre os entrevistados, 65% negaram ter cometido crimes, e 88% afirmaram que não acham que estão ali “justamente”, indicando uma desconexão entre suas ações e a percepção de culpabilidade. Quase metade dos homens (47%) não sabia que seus comportamentos eram considerados crimes antes dos encontros, refletindo uma cultura de objetificação e submissão feminina.

As pesquisadoras ressaltam que a construção histórica da opressão feminina, unida à perpetuação jurídica, contribui para a naturalização da violência e para a percepção destes homens sobre a violência contra as mulheres. O estudo destaca a importância de programas de conscientização e reeducação para homens, sugerindo que mudanças sociais e jurídicas são fundamentais para romper esse ciclo vicioso de violência.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo