Em um positivo intercâmbio, a Caravana Quilombola Zona da Mata visitará Manhuaçu neste sábado, 26/10. Para esta acolhida, o Coletivo Negritude Ubuntu de Manhuaçu mobiliza a sociedade para participar deste celebrativo encontro.
Além das visitas aos bairros da cidade, o encontro ocorrerá às 19h, na sede do SINTRAM (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Municipal), localizado à Rua Herondino Pereira Xavier, 14, às margens da BR-262, próximo ao Bairro São Vicente.
A Presidente do Coletivo Negritude Ubuntu de Manhuaçu, Ludmila Rodrigues, convida à toda a população para participar deste importante momento.
A Caravana Quilombola Zona da Mata, por meio de deslocamentos coletivos e atividades participativas, busca contribuir para a valorização da identidade quilombola, ao mesmo tempo que reafirma a importância das comunidades tradicionais para o desenvolvimento de Minas Gerais.
Essas comunidades, muitas vezes invisibilizadas, têm desempenhado papel fundamental na formação do tecido sociocultural da região, conectando gerações através da história oral e da prática coletiva e contribuindo para a conservação ambiental das serras que habitam.
Dividida em três fases distintas, a Caravana percorre as Serras da Ibitipoca, Brigadeiro e Caparaó (locais conhecidos pela biodiversidade e forte presença de povos tradicionais que historicamente são os guardiões dos territórios), destacando a rica diversidade das culturas locais, diretamente ligadas ao trabalho rural e à religiosidade popular.
Thomaz Júnior