DestaqueEleições

Eleições 2024: Cartório Eleitoral de Lajinha treina mesários e prioriza acessibilidade

Nas proximidades das Eleições Municipais 2024, a Comarca de Lajinha, que abrange os municípios de São José do Mantimento, Chalé e a cidade-sede, Lajinha, realiza intenso trabalho de preparação para o momento democrático do voto.

O Chefe do Cartório Eleitoral da 158ª Zona Eleitoral, na Comarca de Lajinha, Gabriel Vinícius Atílio, destaca esses esforços. ‘Os preparativos vão bem, as urnas chegaram, os locais de votação foram todos vistoriados, tudo está de acordo. Estamos tendo muita atenção quanto à questão da acessibilidade em observância política institucional do TRE e a gente espera que tudo ocorra muito bem’, frisou.

De acordo com os representantes do Cartório Eleitoral, serão disponibilizadas um total de 89 urnas, para atender 79 sessões. ‘Temo um contingente de dez urnas para reserva, que a gente chama de urna de contingência, para suprir qualquer tipo de problema que, porventura, as urnas venham a apresentar no dia das eleições. Coisa que acreditamos que não acontecerá, considerando que são urnas modernas com processador eficiente. 

Sobre possíveis desafios que podem se apresentar neste período eleitoral, Gabriel menciona que ‘Temos dois desafios, as questões locais e as questões de âmbito nacional. Pelo âmbito nacional, a questão da desinformação. A justiça eleitoral passa por uma fase difícil de críticas, de questionamentos, e que devem ser sempre respondidas pelos tribunais, pelos cartórios eleitorais, com a informação adequada para o eleitor. E o segundo problema, as questões locais, é que temos, nos três municípios, uma cultura muito forte de polarização, famosa na região toda, e sempre tentamos contornar, mediante o diálogo, conversar com os participantes, com os candidatos, com os advogados, para que possamos manter um clima de baixa animosidade, para que no dia das eleições isso não venha interferir no processo de votação’.

Thomaz Júnior

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo