CidadeDestaqueEducaçãoPolitica

Palestra na Escola Estadual de Manhuaçu incentiva jovens a exercerem seu direito ao voto e fortalecerem a democracia

Democracia, cidadania, partidos políticos, as eleições e o voto são assuntos importantes que devem ser debatidos com os jovens que começam a cumprir seu papel na democracia do País.  E a Escola Estadual de Manhuaçu teve um tempo dedicado a esses temas com autoridades que atuam na área a partir de uma parceria da direção da instituição com representantes do Cartório Eleitoral de Manhuaçu,dando sequência ao projeto “Eleitor do Futuro”.  O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação social e política.

O voto

Qualquer brasileira ou brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo, assim como para idosos com idade acima de 70 anos.

Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título. Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.

A justiça eleitoral tem um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e incentivar o exercício da cidadania por meio do voto. O endereço é justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo