Na manhã do último sábado (10), o 11º Batalhão de Polícia Militar celebrou os 61 anos de instalação com a celebração de Santa Missa, na Matriz de São Lourenço.
O 11º Batalhão da Polícia Militar foi criado pela Lei nº 1.526, de 31 de Dezembro de 1956, e instalado oficialmente em 10 de agosto de 1963, sendo a Unidade Policial Militar responsável pela manutenção da ordem pública na região vertente ocidental do Caparaó.
Criado nos momentos que antecediam a grave crise institucional no país, soube o 11º BPM justificar sua existência tomando parte ativa nos rumos do Movimento Revolucionário de 64, cabendo à Unidade ocupar pontos estratégicos da região, bem como guarnecer as fronteiras de Minas com Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A participação efetiva do então 11º Batalhão de Infantaria na Guerrilha do Parque Nacional do Caparaó, rendeu-lhe o carinhoso nome de “Sentinela do Caparaó”. O passado do “Sentinela do Caparaó” se confunde com a própria história da Milícia de Tiradentes, marcada por inúmeras lutas, conquistas e feitos heroicos. Ad Augusta Per Augusta (Caminhos difíceis, missões mais nobres) é o lema do 11º BPM, e com ele o “Sentinela do Caparaó” tem a certeza de que o trabalho profícuo é reconhecido.