O cenário nacional e estadual apresenta elevação em crimes contra a vida. Na comparação deste tipo de crime entre os anos de 2024 e 2023 houve elevação no número de mortes violentas intencionais. A informação é do comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Wesley Flávio Soares em entrevista ao Jornal Tribuna do Leste.
Segundo o militar, a Secretaria Nacional de Segurança Pública estabeleceu um parâmetro para contabilizar as mortes ocorridas em função do crime mencionado. As estatísticas são uniformes em todo o país, permitindo comparar o número de crimes contra a vida registrados em estados e cidades.
Nos 24 municípios que fazem parte da área de atuação do 11° BPM verifica- se uma elevação no número de homicídios. Houve uma concentração de homicídios entre os meses de janeiro e fevereiro na região e a partir de março a redução desse tipo de crime se estendeu até maio deste ano. O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar afirma que existe uma estabilidade nos dados referentes aos crimes de homicídio na região, mesmo com a elevação de 10 homicídios a mais do que no ano passado – com abrangência das 24 cidades. Entretanto, o cenário em relação a homicídios na região segue em um momento de estagnação para redução, esclarece o militar.
Danilo Alves – Tribuna do Leste