A Prefeitura de Manhuaçu irá começar mais uma obra na área da saúde nos próximos dias. Na tarde desta sexta-feira (21), foi dada a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde na Ponte da Aldeia. A sede própria da unidade é uma reivindicação antiga da comunidade.
No ato, a Prefeita Imaculada esteve acompanhada da Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, do Secretário de Planejamento Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho, do Secretário de Comunicação Klayrton Souza, do vereador Cléber Benfica, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Nelson de Abreu, de membros do Conselhos de Unidade de Saúde (COUS) da Ponte da Aldeia, dos servidores da unidade, moradores e representantes da Construtora Braúna, que será responsável pela construção.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde e também usuário da unidade, Nelson de Abreu, destacou que esta era uma reivindicação antiga da comunidade. “Desde que foi implantado o PSF (Programa de Saúde da Família) aqui no bairro, em um espaço não adequado, nós sonhávamos e pedíamos que fosse a sede própria do posto. Sofremos muito com enchentes, onde a gente tinha que tirar correndo os equipamentos do posto. Agora isso vai virar realidade. Estamos satisfeitos e felizes com isso”.
Em sua fala, a Prefeita Imaculada, destacou que a construção da unidade já estava no planejamento da prefeitura. “Desde o início do nosso governo, nós estávamos empenhados em realizar este desejo da comunidade. Fomos atrás de terreno, regularizamos e depois nós lutamos para conseguir o recurso. Temos nos empenhado, em fornecer locais adequados para o servidor trabalhar com dedicação e para que a população seja bem atendida. A partir de agora, isso é realidade para a comunidade da Ponte da Aldeia”.
A obra, que conta com recursos do Governo do Estado de Minas Gerais, contou com o apoio do Deputado Estadual Grego e empenho do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu.
A unidade é classificada como do tipo 1 e será em total conformidade e padronização estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde. As dependências são compostas por salas de espera, consultório médico e odontológico, acolhimento, sala de observação, procedimento, coleta de material, sala para agentes comunitários de saúde e de reuniões, entre outros ambientes necessários para o atendimento cotidiano.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu