ColunistasDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

Fé, transparência e partilha: Reflexões para as festividades de São João Batista

Na preparação para as festividades do padroeiro São João Batista, tanto em algumas paróquias quanto na nossa diocese de Caratinga, é momento oportuno para refletirmos sobre três aspectos fundamentais da vida cristã: fé, transparência e partilha.

A fé é um dado importantíssimo dentro da nossa vida. É a nossa ótica, a nossa visão da vida, fundamentada na crença em Jesus Cristo, na sua pessoa e no seu poder salvador. A partir desse olhar e desses critérios, olhamos o mundo, as pessoas e todas as criaturas. Planejamos nossa vida pessoal, espiritual, temporal e comunitária com base nessa fé. A fé é, portanto, a grande luz da nossa existência que nos direciona para a vida.

Importante ressaltar que fé não é simplesmente ver as coisas de modo perceptível. Fé é crer no impossível, acreditar naquilo que às vezes não vemos, mas manter a esperança e a certeza de que Deus está ao nosso lado e que Ele guia a história com Suas mãos. Assim, fé não é a clareza dos fatos, mas a certeza da ação de Deus na vida de todos nós.

São João Batista viveu plenamente essa fé. Ele foi o primeiro a crer em Jesus Cristo e a anunciar o Messias, recebendo uma missão especial. Mesmo sendo primo de Jesus, ele tinha tudo para não acreditar, mas acreditou piamente e, por isso, se entregou. João Batista era transparente, falava o que vinha da sua alma e o que sentia. Acabou sendo morto por essa coerência de sua fé e de seu amor a Deus, acreditando na força do Altíssimo que veio para nos dar a salvação.

A fé nos leva a condutas de vida como a partilha. Partilhar o que temos é uma expressão de fé, pois não confiamos somente nas coisas materiais, mas na providência divina. Nesse sentido caritativo de partilha, temos testemunhado o grande espírito de solidariedade dos cristãos em relação aos nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul, onde a Igreja foi a primeira a chegar com ajuda.

Que este final de semana seja marcado para nós com esse espírito de fé, transparência e partilha. E, na segunda-feira, ao celebrarmos São João Batista, padroeiro de nossa diocese, que ele nos inspire sempre no seguimento radical de Jesus Cristo.

Fiquem com Deus, sob a proteção de São João Batista, e recebam um abraço fraterno.

Padre Mundinho

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo