Inverno começa com temperaturas acima da média no sudeste, afirma meteorologista
O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira, 21 de junho, às 17h51, e vai até 22 de setembro. De acordo com o meteorologista e professor Ruibran dos Reis, da Climatempo, a previsão para este ano indica que o inverno será marcado por temperaturas acima da média histórica no Sudeste.
“Até agora, não tivemos frio significativo neste outono devido a um grande bloqueio atmosférico, que dificultou a chegada de frentes frias e massas de ar polar na região”, explicou Reis. Ele acrescentou que esse bloqueio atmosférico deve continuar nos próximos dias, mantendo o tempo estável no Sudeste, enquanto as frentes frias atuarão mais no Sul do Brasil.
O meteorologista também destacou a transição climática que estamos vivenciando: “Estamos mudando de uma fase de El Niño, que durou até meados de maio, para o fenômeno La Niña, que deverá ocorrer mais para o final de julho”. Durante os meses de julho, agosto e setembro, é esperado que as temperaturas permaneçam acima da média histórica.
Ruibran ressalta, contudo, que haverá dias com temperaturas mais baixas devido à passagem de frentes frias ao longo do litoral do Sudeste, que deverão influenciar principalmente o tempo na Zona da Mata e na região leste do estado.
Portanto, embora o inverno comece oficialmente nesta semana, os moradores do Sudeste podem esperar um período com temperaturas mais amenas e menos frio do que o habitual, pelo menos até a chegada do fenômeno La Niña.