CidadeCulturaDestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

Escolas vencedoras do concurso coleta seletiva são premiadas

Em cerimônia realizada no Anfiteatro da Câmara Municipal, as escolas participantes do concurso para a escolha do slogam,mascote e peça teatral foram premiadas pela  coordenação do projeto Coleta Seletiva.Também participaram da solenidade, o prefeito Nailton Heringer, promotora de Justiça, Dra. Vanessa Evangelista de Amorim (3a Promotoria do Meio Ambiente),secretários municipais,Superintendência Regional de Ensino, professores, Ong Pro Rio Manhuaçu,Associação dos Catadores de  Recicláveis de Manhuaçu, patrocinadores e pais dos alunos participantes do concurso.

As ações iniciaram no mês de setembro nos bairros Bom Pastor, Pinheiro I,Pinheiro II e área central da cidade,dando uma nova conotação para a separação do lixo produzido nas residências e nos comércios.No período de implantação, várias palestras foram realizadas nas escolas, clubes de serviços, órgãos municipais e estaduais. As palestras foram realizadas pela coordenadora do projeto, Aparecida Sales, Juliana Regina, Patrícia Sad e Valéria Abneder,que concentraram todos os esforços para que a população pudesse ter conhecimento amplo sobre a Coleta Seletiva em Manhuaçu.

Para que os moradores pudessem entender a importância da Coleta Seletiva, as apresentações teatrais foram fundamentais. A  mensagem dirigida às pessoas para enganjarem na tarefa, auxílio aos garis responsáveis pela coleta, além de eliminar locais considerados como criadouro do mosquito transmissor da dengue.O resultado foi surpreendente pela criatividade dos alunos do Colégio Tiradentes que criou o  mascote, slogam da campanha e a peça da Dona Baratinha. Os alunos da Escola do Futuro criaram a peça que mostra a importância de realizar a limpeza diariamente, para o combate ao mosquito da dengue.

Em entrevista à reportagem Tribuna do Leste, a promotora de Justiça,Dra. Vanessa Evangelista de Amorim enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe,a participação dos  órgãos integrados e a determinação dos alunos, ao levar a mensagem por meio das apresentações e a mudança de concepção de cada morador.Segundo a promotora, o primeiro passo foi dado junto à população que precisa ser mais participativa.Incentivadora do projeto da Coleta Seletiva, Dra.Vanessa Evangelista ressalta que, a partir do próximo ano estará dialogando com a nova administração no sentido da continuidade  do projeto, principalmente a implantação para outros bairros da cidade. “Para a 3a Promotoria do Meio Ambiente e para município foi uma vitória  muito importante. E convoco toda a sociedade, para que continue com essa semente a fim de germinar mais. Temos também o “lixão” que é um problema sério,que precisa ser resolvido”,destaca Dra.Vanessa Evangelista.

A coordenadora do projeto Coleta Seletiva, Aparecida Sales não conseguiu esconder a  alegria, ao encerrar  o primeiro ciclo com a premiação aos alunos e escolas participantes.Ela conta que a educação ambiental nos dias atuais é uma necessidade que inicia com a criança, passa para a fase adulta, no sentido de despertar a todos sobre sobre a importância da preservação. “´Precisamos entender que o planeta não é nosso.Nós o pegamos emprestado e precisamos cuidar bem dele.As escolas particulares e estaduais surpreenderam a todos.Isso que queremos”, salienta Aparecida Sales. O projeto Coleta Seletiva terá  novos rumos,com novos parceiros  para que outros bairros comecem  trabalhar a ideia e a mudança de concepção  para a implantação da Coleta Seletiva.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo