Em reunião com membros da diretoria e conselho do Hospital César Leite na manhã desta quinta-feira (16) a Prefeita Imaculada e o provedor do HCL Milton Martins, assinaram um convênio no valor de R$ 787.464,48, para complementar o valor destinado pelo governo estadual, para a compra de uma nova máquina de hemodinâmica. O equipamento é responsável pela realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos cardíacos, vasculares e neurológicos.
A reunião contou com a participação da Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, do procurador do município Ronaldo Garcia, da Secretária de Governo Cíntia Perígolo, do Secretário de Fazenda Magno Marçal, do Secretário de Comunicação Klayrton Souza, além do provedor Milton Martins de Oliveira, do vice-provedor Emerson Lessa de Carvalho e o conselheiro José Dornelas (Dezinho).
A Prefeita Imaculada comentou que o repasse está sendo feito em cumprimento a um compromisso firmado com o HCL. “No momento da inauguração do tomógrafo nós fizemos este compromisso de complementar a verba enviada pelo governo estadual, destinada para aquisição dos equipamentos da hemodinâmica. Sabemos que este serviço é essencial para o hospital e que tem salvado muitas vidas. A Prefeitura tem honrado o seu compromisso com HCL, fazendo repasses para o funcionamento da urgência e emergência, além de outros contratos de prestação de serviços e mais uma vez nós reafirmamos a nossa parceria em prol da saúde de Manhuaçu”.
Para o Coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HCL, Dr. Rene de Alcântara Miranda, o repasse vem em boa hora. “A gente tem um serviço aqui já há treze anos, de uma utilidade imensa para população. O nosso equipamento já está há um tempo precisando de trocar, vem apresentando alguns problemas e a gente estava correndo atrás disso aí junto com a direção do hospital”.
O Serviço de Hemodinâmica do HCL é responsável pelo diagnóstico e tratamento de disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu