CidadeDestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

Alunos da E.E. de Manhuaçu criam produtos para o mercado empreendedor

Os alunos da Escola Estadual de Manhuaçu (Ex-Polivalente) realizou no dia 9 de dezembro a “Feira do Empreendedor”, para colocar em prática o que estudaram durante o semestre no curso técnico de Administração/Empreendedorismo. Eles demonstraram que o plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

Na feira, eles passaram a entender como é o funcionamento e a administração de uma empresa, desde a formação organizacional, comercialização e o trabalho de marketing dos produtos, que dependem de dedicação e a noção de que ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade é preciso construí-las passo a passo.

Todos esses pontos foram discutidos e trabalhados durante as aulas de empreendedorismo ministradas pela professora Cristiane Oliveira Silva Feitosa. Ela conta que os outros professores também incentivaram os alunos para que pudessem criar algo novo, bem diferente do existente no mercado. A professora ressalta que discutiu e mostrou a eles dados relevantes para organizar as ideias, e a necessidade de usar o plano de negócio. Para Cristiane Oliveira, esta viagem ao mundo dos empreendedores será o mapa de percurso. “O plano orienta na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa”, detalha Cristiane Oliveira.

Noções de produtos e qualidade exigida pelo mercado

Sem fracassar, os alunos passaram da teoria à prática e, a criatividade trouxe bons resultados. Alguns alunos fizeram Fit Cake de banana, de aveia, maçã e açúcar mascavo.  A aluna Maria do Carmo diz que “é um bolo excelente pré-treino, pois é não tem glúten, é sem lactose e dá muita energia”. Outros criaram produtos tais como bolinho de chuva recheado, brigadeiro com pimenta, bolo pelado e pizza suave.

Os próprios alunos avaliaram que um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho e muita criatividade na empresa.

O vice diretor da Escola Estadual de  Manhuaçu, professor Fabiano Alves Lomeu, explica que a escola tem proporcionado aos alunos abertura para colocarem a criatividade  e o conhecimento em evidência. Ele destaca que os professores do curso técnico de Administração têm incentivado e elaborado trabalhos maravilhosos junto aos alunos. “Com o passar do tempo, eles foram desenvolvendo os projetos e os resultados foram surpreendentes. A escola hoje, não quer ficar presa somente ao ensino médio. Por meio do curso técnico, queremos jogar esses alunos no mercado de trabalho, incentivando-os a abrir o próprio negócio e a ser um empreendedor de sucesso”, afirma Fabiano Lomeu, feliz com o resultado da feira do empreendedor.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo