agriculturaDestaque

Curso evidencia a importância do manejo de pragas e doenças

A partir de iniciativa do SENAR MG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, está ocorrendo na cidade, o curso Manejo Integrado de Pragas e Doenças, destinado a produtores e trabalhadores rurais, além de que atua em outros setores da cadeia de produção agrícola.

O treinamento é realizado no Núcleo da Cooxupé, no Bairro Ponte da Aldeia, às margens da BR-262, até esta quarta-feira, 24/04. 

O manejo integrado de pragas é definido como “uso de táticas de controle, isoladamente ou associadas harmoniosamente, numa estratégia baseada em análises de custo/benefício, que levam em conta o interesse e/ou o impacto sobre os produtores, sociedade e o ambiente”.

A Instrutora Camila Feder Dümpel destaca que este é um curso muito importante para todos os produtores, independente do tamanho da propriedade. A especialista pontua que a economia gerada com estas práticas fazem ainda mais diferença para o produtor de pequeno porte. ‘Para um pequeno produtor, a diferença de três sacas no final da safra é significativa, e ele terá mais possibilidade de monitorar a lavoura dele que o de maior porte.’, avalia. 

Patrícia Sad, Agente de Desenvolvimento Rural do SENAR, anuncia que outros cursos estão programados para ocorrer em Manhuaçu e Reduto. ‘Na próxima semana, temos agendado para Palmeiras do Manhuaçu, o curso de Corte e Costura, que faz parte da área de Promoção Social; em Palmeirinhas, o curso sobre uso de roçadeiras, e, no Córrego Guarani, em Reduto, o curso sobre operação com Motosserra. Todos os cursos são gratuitos, com entrega de certificados e a qualidade que já é conhecida da comunidade’.

Thomaz Júnior

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo