Uma mobilização social envolvendo estudantes e a comunidade movimentou o Bairro São Francisco de Assis, em Manhuaçu, neste sábado, 13/04.
Trata-se do Projeto ‘Direito à Cor’, organizado pelo Centro Universitário Unifacig, em que os jovens universitários pintaram muros e paredes de residências, além de prestar serviços de saúde, como aferições de pressão, batimento cardíaco e de saturação para os moradores, entre outras atividades.
A iniciativa é uma extensão do Projeto Pensando o Direito à cidade, lançado pela instituição de ensino em agosto de 2023.
‘O direito à cor vai ressaltar a vida presente no bairro. O bairro tem uma infraestrutura precária e um potencial enorme, precisamos transformar esta realidade. Não podemos nos acostumar com a desigualdade, ainda que ela esteja bastante marcada em nosso cotidiano’, afirma Igor de Souza, coordenador do curso de Direito.
O plano de ação inclui não apenas a pintura, mas a construção de painéis de arte, grafitagem, projeto paisagístico, limpeza urbana, melhoria das casas, implementação de bancos e áreas colaborativas.
Além disso, serão ofertadas oficinas de qualificação e empreendedorismo para as mulheres do bairro.
Nesta fase inicial, o projeto conta com apoio de diversas entidades do terceiro setor, dos moradores e da associação do próprio bairro. A previsão é que a execução completa dure aproximadamente um ano.