Ontem, terça-feira, dia 02 de abril, foi lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, um transtorno que atinge cerca de dois milhões de brasileiros, segundo levantamentos.
A data é lembrada sempre com a cor azul, já que o autismo tem maior incidência entre pessoas do sexo masculino.
Em Manhuaçu, o número de atendimentos, no processo de inclusão principalmente nas escolas, vem crescendo muito nos últimos anos, em uma situação que vem ocorrendo em todo o país.
O trabalho de atendimento às crianças vem sendo ampliado ao longo dos anos, em um processo iniciado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, atingindo hoje as escolas estaduais e do município.
A profissional de educação, Fabiana Trindade, do Departamento de Inclusão da Secretaria de Educação de Manhuaçu lembra no entanto que o processo de inclusão precisa ser ampliado, para atingir além dos muros das escolas.
Para marcar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a AMAAM – Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu preparou uma programação que começa no sábado, dia seis, com a realização de uma passeata às quatro da tarde. Dia de lazer, palestra e celebrações também serão promovidas durante a próxima semana.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste