Projeto Social ajuda crianças e adolescentes do bairro Matinha
Uma iniciativa vem mudando a vida de 50 crianças do bairro Matinha. Trata-se do Projeto Social “Novo Horizonte”, que busca mudar a perspectiva de futuro de crianças e adolescentes com condições menos favoráveis, auxiliando na formação educacional, cultural e espiritual. O programa, de autoria da Paróquia Bom Pastor, começou através da realização de um projeto piloto, onde foram colocados em prática as atividades planejadas. A partir daí todos os sábados, das 14h às 17h, desde fevereiro, o projeto acontece na comunidade da Matinha, na Igreja São Pedro, onde são realizadas diversas oficinas de aprendizado e atividades relacionadas a momentos de espiritualidade.
Segundo o Pe. Carlos André Soares Teodósio, SDN, o projeto tem como grande mérito atingir o coração das crianças e adolescentes e sobretudo as suas famílias. “É um trabalho social que nós fazemos iluminados pelo evangelho. E sob essa luz estamos anunciando o reino de Deus e escolhemos os pequeninos para ajudá-los na missão de um desenvolvimento integral, na formação intelectual, humana, cultural, sobretudo na questão da fé. Então, a grande função do projeto é estar junto dessas famílias, ajudando as crianças em todo o seu desenvolvimento, na questão da integração, acima de tudo no quesito da dignidade humana”.
Pe. Carlos André destaca as intervenções de voluntários junto as crianças e adolescentes. Ele afirma que esses tratamentos são pautados em experiências lúdicas e culturais como forma de expressão, interação, aprendizagem, e proteção social que proporcionam experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidade, capacidade comunicativa, inclusão digital de modo a orientar o jovem na escolha profissional, sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental, criação de oportunidades de acesso a direitos e na prevenção de situações de risco social. “Buscamos aprimorar a relação pais e filhos visando o fortalecimento da família para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em seus aspectos sociais, físicos, mentais, promovendo a convivência como parte do processo de aprendizagem socioeducativa de pais e filhos”, esclarece.
A presidente da Associação Pequeninos do Reino, do Projeto Novo Horizonte, Ariane Guiduce Bastos, fala sobre a ideia de criar um espaço voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ele explica que em conversa com o pároco da Paróquia do Bom Pastor, Pe. Francisco das Chagas de Pontes Carvalho, SDN, houve um diálogo acerca da elaboração de um projeto que beneficiasse crianças e jovens menos favorecidas. Entretanto, outros projetos estavam em pauta e por isso a iniciativa deveria aguardar um pouco. Porém, após a conclusão dos outros programas, uma nova conversa entre Ariane e Pe. Chagas definiu os rumos do Projeto Novo Horizonte, tendo em vista que outras pessoas também se disponibilizaram a ajudar no desenvolvimento da campanha.
Ariane Guiduce definio objetivo do projeto como a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, fortalecimento da convivência familiar e comunitária; contribuição para o retorno ou permanência e sucesso na escola, por meio de ações que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. “A causa maior do Projeto Novo Horizonte é a esperança de um mundo melhor com base na ideia de que é possível mudar o futuro trabalhando bem para o presente, pois a falta de oportunidade e de formação, muitas vezes é o grande pivô da exclusão social”, elucida
Construção de uma sede
O projeto vem se estendendo a ponto de alçar voos maiores. A construção de uma sede é algo que os voluntários almejam, tendo em vista que o espaço da Igreja São Pedro tem se tornado pequeno para as atividades direcionadas as crianças e adolescentes. O terreno já foi cedido pela Paróquia Bom Pastor e agora falta o apoio da comunidade junto ao andamento da construção da sede.
Para isso, a entidade vem buscado manter um contato com a população visando divulgar e esclarecer o foco do trabalho desenvolvido pelos voluntários, a exemplo do churrasco beneficente em prol da construção da sede do Projeto Social Novo Horizonte, que aconteceu no dia 30/10 no salão da AABB Manhuaçu.
O Pe. Carlos André afirma que existe o sonho de uma sede própria, pois a ideia é ampliar o projeto social para todo o município, com o objetivo de agregar mais pessoas para a iniciativa. “Nosso sonho é grande. Lançamos a base desse trabalho através de iniciativa privada, estamos buscando parcerias junto ao empresariado, mostrando esse projeto para as pessoas através da Igreja e por meio das questões sociais. Estamos indo atrás de recursos para realizar esse grande sonho”.
A presidente da Associação Pequeninos do Reino, Ariane Guiduce Bastos, conta com o apoio da comunidade e empresários que se mostrem interessados em auxiliar na construção da sede que ajudará crianças do município. “As pessoas interessadas podem ligar para o escritório da Paróquia Bom Pastor, através do telefone (33) 3331-3013. Todas as informações serão repassadas aos interessados em ajudar na criação da sede, não só direcionadas a questões financeiras, mas por meio da participação junto aos voluntários do projeto”, finaliza.
Danilo Alves