Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu mostra o crescimento dos casos de arboviroses no município. O boletim é divulgado semanalmente, e mostram a situação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Dengue, a Zika e a Chikungunya.
Na semana epidemiológica nº 11 que compreende o período de 10 a 16 de março, durante a semana passada até sábado, foram registrados mais 353 casos confirmados de dengue. No ano o total de casos confirmados de dengue chega a 2.765, com 12 de Chikungunya e nenhum caso de Zika.
Lembrando que a forma mais eficaz de prevenção contra a Dengue, a Zika e a Chikungunya é o combate ao mosquito, que dá para ser feito em menos de 15 minutos. Verifique vasos de planta, ralos, o seu quintal, a caixa d’água, sem se esquecer do reservatório atrás da geladeira e do ar-condicionado. Esse trabalho deve ser feito na sua casa, na escola e no trabalho. Não deixe recipientes com água parada.
Enquanto isso, Minas Gerais confirmou esta semana mais oito mortes por dengue, segundo o painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Já são 648 mil 958 casos prováveis da doença, sendo 242 mil 208 confirmados e 108 pessoas mortas neste ano.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste