DestaqueRegional

Desembargadores do TRT realizam live sobre trabalho infantil para estudantes de Santana do Manhuaçu

Combate ao Trabalho Infantil foi tema de palestra ministrada aos alunos da Escola Estadual Célia Pereira Mendes, em Santana do Manhuaçu, por Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais.

O tema chamou a atenção dos alunos e reiterou a importância da continuidade aos estudos na juventude. 

A Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Desembargadora Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim, junto com o Corregedor do TRT-MG, Desembargador Manoel Barbosa da Silva, proferiu a palestra virtual para os alunos do 2º ano Ensino Médio. 

O convite à palestra foi feito pela professora Nilma Bitencourt. Ela sugeriu que os Desembargadores abordassem o tema do ‘combate ao trabalho infantil’, com os estudantes. 

De acordo com Nilma, ‘Achei pertinente trazermos duas autoridades conceituadas no assunto, para conversar com os adolescentes sobre o tema, já que o Estado possui alto índice de trabalho infantil. Estamos inseridos em uma região cafeeira, e, muitos de nossos jovens e adolescentes ajudam na colheita de café, mesmo estando na escola. Tanto o Dr. Manoel, quanto a Dra. Raquel, disseram que auxiliar nas tarefas domésticas e afazeres da família não constitue trabalho infantil, desde que as crianças e adolescentes estejam asseguradas de seus direitos. Há muitos equívocos e ideias distorcidas sobre o assunto, daí, a importância de conhecer a Lei, debater e discutir com a sociedade. Ambos os palestrantes relataram suas experiências na infância e na adolescência, fatores que contribuíram para chegar onde chegaram. Foi mais de uma hora de conversa e orientações que, com certeza, marcarão a vida de muitos destes jovens’.

 

Thomaz Júnior

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo