Em reunião, vereadores aprovaram dois projetos e debateram temas como o atendimento da clínica veterinária de Manhuaçu e o funcionamento parcial de creches
A Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou dois projetos de lei e discutiu demandas da população em sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (22/02). A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, e Rose Mary (PDT), primeira secretária da mesa diretora.
Foram aprovados os projetos 12/2024, em regime de urgência, e 86/2023. A proposição 12/2024, de autoria da mesa diretora da câmara, trata de cessão de servidora pública efetiva do poder legislativo ao TRF 6 – Tribunal Regional Federal 6ª Região – Subseção Judiciária de Manhuaçu.
De autoria da vereadora Rose Mary, o projeto 86/2023 denomina de Escadaria São Judas Tadeu, trecho que começa na rua Sebastiana Moura número 193 e termina na rua sem saída, no bairro Santa Luzia. O nome já é normalmente utilizado pelos moradores locais e foi aprovado por abaixo-assinado.
Requerimentos
No momento da votação dos requerimentos, moções e indicações, o vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) fez um requerimento verbal manifestando sua discordância em relação à cobrança de juros e multas na taxa de lixo de 2023 para quem não quitou o pagamento. De acordo com ele, com a aprovação do projeto de lei na câmara no ano passado proibindo a cobrança da taxa junto com a conta de água, muitas pessoas não ficaram sabendo como quitar a conta.
Linhares também reclamou do atendimento prestado pela Clínica Veterinária Municipal de Manhuaçu no socorro de animais de rua. Ele solicitou a convocação dos responsáveis pela clínica para prestar esclarecimentos sobre a situação.
Eleonora Maira (PSB) solicitou informações sobre os motivos do funcionamento parcial de creches no município, o que tem gerado reclamações dos pais. A vereadora ainda pediu explicações sobre a falta de ônibus escolares circulando por algumas estradas em Manhuaçu.
Os vereadores Jânio do Catinga (Pode) e Zé Eugênio (MDB) cobraram respostas do poder executivo em relação a requerimentos não respondidos sobre emendas impositivas não pagas.
Reunião de comissões
Ao final da sessão, Gilsinho anunciou a mudança do dia da reunião de comissões, que passará a ser realizada às segundas-feiras e não mais às terças-feiras. O horário continuará sendo às 16h. O objetivo da alteração é dar tempo hábil para a publicação das pautas das reuniões ordinárias.
No início da reunião, o contador do poder legislativo, Diego Vila Real, e o assessor contábil Aldrin Teodoro Dutra fizeram a prestação de contas da câmara referente ao mês de janeiro. O pastor Ricky C. Soares, da igreja Paz Church, fez a oração de abertura dos trabalhos.
Fonte: ASCOM Câmara de Manhuaçu