DestaqueGeral

Novo Bispo toma posse e destaca o diálogo na condução dos trabalhos da Diocese

Cerca de cinco mil pessoas aproximadamente, com caravanas representando várias paróquias e cidades participaram da celebração de missa e cerimônia de posse do novo bispo da Diocese de Caratinga, Dom Juarez Delorto, neste sábado (17/02) na Catedral de São João Batista.

Também estiveram presentes cerca de 150 padres e pelo menos 20 bispos de Dioceses vizinhas e de outras regiões do estado, e das Arquidioceses de Vitória, Cachoeiro do Itapemirim, de Mariana, com o Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos, que deu posse ao novo bispo e do Rio de Janeiro, incluindo a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta.

A reportagem do Tribuna do Leste acompanhou a celebração e posse canônica em Caratinga. Durante a cerimônia de Posse, o Padre José Raimundo – Padre Mundinho, Superior Geral dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, falou da dedicação da congregação em relação ao processo de beatificação do Padre Júlio Maria.

No pronunciamento de posse, o Bispo Dom Juarez Delorto Secco destacou que pretende visitar em caravana todas as paróquias e cidades que fazem parte da Diocese de Caratinga. Dom Juarez afirmo que vai buscar o diálogo com todos os grupos organizados, pastorais, o clero e as paróquias, e que não chega com nada pronto para ser implantado.

Em entrevista à reportagem do Tribuna do Leste, Dom Emanuel Messias de Oliveira, que passa a ser Bispo Emérito, reafirmou que vai passar a atuar no Seminário Diocesano em Caratinga, ajudando na formação de novos religiosos. Se disse feliz também com a cerimônia festiva, que reuniu mais de 150 padres e pelo menos 20 bispos de várias regiões.

A Diocese de Caratinga foi criada em 1915 e é formada hoje por 60 paróquias em 54 cidades, tendo como sede da cúria diocesana a cidade de Caratinga. A Diocese dividia em 7 foranias, sendo elas Caratinga, Inhapim, Ipanema, Santa Margarida, Manhuaçu, Carangola e Iapu.

O município de Manhuaçu possui cinco paróquias, sendo três na cidade e outras duas nos distritos. As paróquias fazem parte de duas forânias diferentes. A forania de Manhuaçu, que inclui também os municípios de Alto Jequitibá, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Reduto, Manhumirim, Martins Soares e Luisburgo. São no total 11 paróquias, incluindo três em Manhuaçu.

Outras duas paróquias no município de Manhuaçu, nos distritos de Vila Nova e São Sebastião do Sacramento, fazem parte da forania de Santa Margarida, onde estão incluídas também as cidades de Caputira, São João do Manhuaçu e Orizânia.

Tribuna do Leste / Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo