CidadeDestaque

Chuvas e tempo nublado dominam a previsão para Manhuaçu e região

Nesta quinta-feira, 04, a previsão meteorológica indica tempo nublado e chuvoso em Manhuaçu e toda a região da Zona da Mata. Os municípios de Manhuaçu, Manhumirim e Espera Feliz podem esperar temperaturas variando entre 22 e 23 graus.

A frente fria continua exercendo sua influência em todo o estado de Minas Gerais, resultando em condições de chuva em diversas regiões. Os maiores volumes de precipitação são esperados nas áreas do Triângulo, Oeste e sul do estado. A queda da pressão atmosférica ao longo do litoral da região sudeste está gerando uma significativa convergência de umidade, contribuindo para as condições de instabilidade, informou o professor e meteorologista da Climatempo, Ruibran dos Reis.

Na Zona da Mata, a possibilidade de chuvas de fraca densidade persiste ao longo do dia. Na capital mineira, Belo Horizonte, o tempo também será nublado e chuvoso, com a temperatura máxima atingindo cerca de 24 graus.

Grau de risco laranja

A cidade de Manhuaçu está em estado de alerta com a chuva constante dos últimos dias, em alguns momentos com intensidade maior. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif, a cidade avançou no estado de alerta, que era de grau de risco um amarelo, para grau de risco laranja, que é mais sério.

O nível do rio Manhuaçu já está bastante elevado com a chuva constante, inclusive nas cabeceiras e há possibilidade de alagamento com a continuidade das chuvas. Também permanece o risco de deslizamentos de terra nas encostas e em áreas de risco, com o solo encharcado, e a Defesa Civil chama a atenção das pessoa para que fiquem atentas.

O Boletim Meteorológico divulgado hoje, quinta-feira, dia 04/01, informa a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que mantém o tempo instável com chuva intensa e acumulado pluviométrico significativo ao longo das próximas 24 horas em todas as regiões mineiras.

Devido aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de mais chuvas, o risco geológico aumenta em várias localidades de Minas Gerais, segundo alerta da defesa civil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, há um alerta de chuvas intensas e com nível de severidade nesta quinta-feira, prosseguindo até amanhã, com possibilidade de acumulados entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e de ventos intensos (60-100 km/h) em algumas regiões

Caso ocorram, podem ocasionar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos de ruas e áreas ribeirinhas e de descargas elétricas. Essas previsões são para os estados de Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal e Minas Gerais.

Tribuna do Leste / Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo