DestaqueSaúde

Urgência e Emergência no HCL: Reunião discute custos para manutenção do serviço

A diretoria do Hospital César Leite se reuniu na terça-feira (12/12) com a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu para dialogar sobre o contrato relacionado ao serviço de Urgência e Emergência.

A reunião teve a intermediação da Federassantas (Federação de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais). A equipe da Federassantas, segundo informações, estaria atuando fazendo todo o levantamento de planilha de custos para manutenção do setor de urgência e Emergência.

O encontro foi considerando produtivo para análise das informações sobre os custos da manutenção do serviço e avaliação do atendimento que é realizado. Participaram da reunião o provedor Milton Martins de Oliveira, Presidente do Conselho Superior Ednilson Lacerda, a Superintendente do HCL Lucineia Lopes de Araújo e o gerente de Planejamento e Projetos Chardson Roberto da Paixão.

Também estiveram presentes no encontro a Secretaria de saúde de Manhuaçu Ana Lígia Assis e o coordenador do controle e avaliação da Secretaria de Saúde Abidias Faria, além do Superintendente da Federassantas Adelziso Vidal e a Gerente de Projetos Federassantas Clara Comini. Não estiveram representados o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde.

É bom lembrar que um contrato emergencial firmado com o município de Manhuaçu no mês de setembro visando um repasse de recursos, impediu o fechamento do setor de urgência e emergência do Hospital César Leite, mas esse contrato tem prazo de quatro meses apenas, com os repasses mensais para manutenção do seu funcionamento.

Esse contrato tem vencimento previsto para o último dia útil do mês de janeiro de 2024 e até lá alternativas precisam ser encontradas para a solução definitiva do impasse e o funcionamento da unidade.

Hoje o Setor de Urgência e Emergência do Hospital César Leite é a porta aberta do SUS para atendimento a todos os municípios da região, que estão sendo cobrados para que também efetuem repasses visando a manutenção dos serviços, além de equiparem suas unidades de saúde para o atendimento básico, evitando a superlotação.

Além dele, há apenas o Setor de Urgência Emergência do Hospital Padre Júlio Maria, em Manhumirim, além das unidades municipais onde foram implantadas, como a UAI – Unidade de Atendimento Intermediário em Manhuaçu.

Com informações da ASCOM do HCL

Júlio Oliveira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo