Alagamentos em Manhuaçu: Defesa Civil está em estado de alerta e pede atenção da população
A orientação é retirar os pertences dos locais baixo
A Defesa Civil declarou que a situação do nível das águas do Rio Manhuaçu é preocupante. O alerta foi dado pela coordenadora de Defesa Civil, Vininha Nacif, na tarde desta segunda-feira, 05/12.
O nível das águas do rio Manhuaçu está subindo é uma das preocupações são às chamadas “chuvas de cabeceira”. Em São João do Manhuaçu e Luisburgo a situação é alarmante, locais estes onde as águas desaguam no Rio Manhuaçu.
De acordo com Vininha, a população deve ficar em alerta total. “Pedimos a população que se previna de ser surpreendida com alagamentos no período noturno. Tudo é mais difícil durante a noite. Então, estamos solicitando que retirem móveis e outros objetos de áreas que são facilmente alagáveis. Temos previsões de chuvas fortes em São João do Manhuaçu e Luisburgo para a noite e, horas depois, o nosso rio subirá aqui. Então, é melhor retirar móveis e colocar em terraços ou cômodos mais altos. Não podemos garantir que não vai ter enchente”.
Há uma previsão de que na terça, 06/12 e na quarta, 07/12 chova um pouco menos, mas a população deve continuar atenta. “Isso tudo é no campo da previsão e não da certeza. Nós vamos trabalhar com o cenário com muita chuva, mas torcendo para que não se confirme a previsão do tempo. Pedimos a toda a população que não fique esperando. Retirem os móveis dos locais mais baixos. Estamos em estado de alerta e muito preocupados com as próximas horas”, diz a coordenadora.
Já foram identificados pontos de inundação em Manhuaçu como nas ruas Josias Breder, Júlio Bueno – na altura do Parquinho – e ruas Francisco Fialho na Baixada, além da Maria Alexandrina, no Engenho da Serra e trechos do Bom Pastor e Vila Deolinda.
Vininha pede que os moradores das localidades ribeirinhas fiquem atentos já que choveu bastante durante a madrugada e hoje, segunda, 05/12. A previsão é de continuidade da chuva. “Não queremos alarmar a população, mas é um estado de atenção. Todo morador de beira rio e de encosta deve ficar atento e adotar medidas de precaução”, orienta.
A Defesa Civil informou também que tem registrado vários chamados durante esta segunda-feira, a maioria para realização de vistorias por causa de barrancos.
A central da Defesa Civil está de plantão para atendimento as ocorrências na cidade relacionadas a chuva. Problemas em relação a inundações com a cheia do rio ou deslizamentos de barrancos e ameaças devem ser comunicados pelo telefone 3339 2741 e 3339 2740. A Defesa Civil atende também no celular 99134 4503. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Tribuna do Leste