Plano de Segurança Alimentar será elaborado em Manhuaçu
O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será elaborado em Manhuaçu. O documento tem o objetivo de atender às determinações do Governo Federal para que o município tenha acesso ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), além de expressar ações a serem desenvolvidas para que seja disponibilizada uma alimentação adequada, em quantidade suficiente e com qualidade para a população.
Valéria Abineder, Coordenadora da Comissão Responsável pela Elaboração do Plano, pontua que o documento é integrante do Sistema Municipal Alimentar e Nutricional de Manhuaçu, instituído pela Lei 3.705/2017. ‘Estamos com adesão totalmente efetiva ao Governo Federal ,e, agora, para que possamos dar continuidade na alocação de recursos, tanto na esfera federal, quanto estadual, este documento é obrigatório’.
Alimento saudável e acessível à população
A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, ressaltou que ‘distribuímos os alimentos, levando-os à mesa das pessoas aqui em Manhuaçu. O alimento vem das propriedades rurais do município, transportado em caminhão refrigerado, e vai para as entidades filantrópicas, para o Hospital César Leite, para a UAI (Unidade de Atendimento Intermediário) e para as famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Tive a oportunidade de presenciar a alegria com que as pessoas recebem estes alimentos, ao acompanhar a Técnica do CRAS nos bairros. É um direito da população, ter acesso a alimentos saudáveis, e, este plano vem justamente para garanti-lo às famílias’.
A Secretária Executiva dos Conselhos, Ana Paula Leite Moreira Sathler, lembra que o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) faz parte do controle social do município. ‘O CONSEA fiscaliza e apresenta propostas para que o município melhore a segurança alimentar e nutricional. No plano a ser elaborado, o conselho atua enquanto comissão na construção deste plano junto à Fundação João Pinheiro. No conselho, temos as secretarias envolvidas e a sociedade civil. Entre as secretarias, temos as de Saúde, Educação, Planejamento, Agricultura e de Trabalho e Desenvolvimento Social, além de órgãos como a EMATER e o IEF nesta parte governamental, juntamente com quatorze entidades da sociedade civil que compõem o conselho’, explicou.
Thomaz Júnior