CidadeDestaque

Movimento Cultural celebrará Dia da Consciência Negra nesta terça

A Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu realizará às 19h de hoje, terça-feira, 21/11, especial programação em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento ocorrerá na sede da entidade, localizada no 2º andar do Terminal Rodoviário.

No evento, haverá palestra ministrada por Paulo Vinícius Silva de Santana, evidenciando o tema ‘Vozes Silenciadas, Histórias Resistentes: Racismo como Ferramenta de Dominação’

conviteA programação abrangerá também apresentações de pagode, roda de conversa, capoeira, ateliê e oficina de pintura (Afro Adriele).

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e seis estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo).

A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.

A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

 

Thomaz Júnior, com informações de Wikipedia. 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo