DestaquePolitica

Morre Alberto Pinto Coelho, ex-governador de MG e neto de ex-prefeito de Manhuaçu

O Ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, morreu nesta segunda-feira, 20/11, aos 78 anos. Ele lutava contra uma leucemia e  estava internado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.

O político era neto do ex-prefeito de Manhuaçu, que também chamava-se Alberto Pinto Coelho (1919-1922), e sobrinho neto de Dr. Cordovil Pinto Coelho, que administrou a cidade na gestão seguinte (1923-1926).

No Governo de Minas Gerais, Alberto chefiou o poder Executivo entre abril e dezembro de 2014. Ele ocupou o posto em virtude da renúncia de Antônio Anastasia, de quem era vice-governador. Anastasia deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado.

Alberto Pinto Coelho nasceu no dia 3 de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), e aos três anos de idade retornou com sua família para Belo Horizonte, Minas Gerais. Era filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, mineiro de Manhuaçu, e de dona Abigail, professora primária, também mineira, de São Domingos do Prata. Seu pai presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948.

O Ex-governador tinha mais de 30 anos de experiência em gestão estatal. Ele era casado com a pedagoga Célia Pinto Coelho e deixa quatro filhos Alberto, Alexandre, Daniel e Paula e cinco netos. Um deles, Betinho Pinto Coelho, que exerce mandato na Assembleia Legislativa pelo Partido Verde (PV).

Formado em Administração, o ex-governador ocupou cargos de gerência superior e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi ainda representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Dentel-MG.

Com mais de 30 anos de vida política, Alberto atuou, também, como deputado estadual por quatro legislaturas. A sua primeira eleição aconteceu em 1994.

Em sua atuação política, Alberto Pinto Coelho exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. 

Em 2009, Alberto Pinto Coelho foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com 74 dos 77 votos. Ele assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.

Em 16 anos de Parlamento, Alberto Pinto Coelho foi ainda presidente de Comissões; líder de bancada e líder de Governo. São de sua autoria os Projetos de Lei Pró-Confins e o que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia.

Em abril de 2014, Alberto Pinto Coelho assumiu o Governo do Estado de Minas Gerais. 

Entre as proposições de sua autoria, estão o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Projeto de Lei Pró-Confins, que abriu caminho para a criação do primeiro aeroporto industrial do país, inaugurado em março deste ano. Foi também relator do substitutivo que alterou o artigo 212 da Constituição do Estado, destinando no mínimo 1% da receita orçamentária corrente para projetos de Ciência e Tecnologia.

 

Thomaz Júnior, com informações de O TEMPO

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo