Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Manhuaçu, se unem para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A iniciativa tomada pela Associação de Moradores, em parceria com os membros do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) do bairro, tem incentivado a comunidade a agir contra este terrível mosquito e reforçar a prevenção contra estas doenças.
De acordo com o Presidente da Associação, Diego de Souza Bráz, os esforços se concentram na localização e eliminação de focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, como embalagens vazias que concentram água entre outros procedimentos.
‘Quero reforçar com a comunidade que, com esta chegada do período chuvoso, é muito importante limpar os quintais e caixas d’água, porque o maior remédio contra a dengue somos nós mesmos. Pedimos aos moradores que têm quintal que observem se existem potes expostos que possam acumular água, verifiquem a vasilha dos cachorros e gatos, além dos vasinhos de plantas. Se descuidar, quando pensar que não, haverá um mosquito perturbando e picando as pessoas dentro de casa, trazendo malefício muito grande para a saúde’, alertou Diego.
Com relação a estes cuidados, Diego reforça que ‘se o seu vizinho faz, você faz e todos fazem, todos ficam seguros. Então, vamos acabar com a dengue’.
Thomaz Júnior