associações comunitariasDestaque

MPMG promove reunião para apresentação do Compor e encontro com movimentos sociais da Zona da Mata

Com foco no aprimoramento de sua atuação e na aproximação com a sociedade, especialmente com grupos vulnerabilizados, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu, nesta quinta-feira, 25 de outubro, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), dois eventos que mobilizaram autoridades e representantes da sociedade civil de vários municípios da Zona da Mata. 

O primeiro deles foi uma reunião de apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), realizada na parte da manhã, no prédio da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV. O encontro teve por objetivo mostrar aos participantes que, ao implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais, o órgão pode ser um importante instrumento de resolução de questões municipais. 

A reunião contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, de integrantes da Administração Superior, de promotores de Justiça e de servidores do MPMG, além de prefeitos de dez municípios da Zona da Mata, outras autoridades da região e representantes da sociedade civil. 

Durante a tarde, o MPMG realizou, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o “Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais e a Sociedade Organizada”. A iniciativa é parte dos esforços da instituição em aprimorar seus canais de escuta para atender às demandas relacionadas aos direitos fundamentais desses grupos.

Estiveram presentes representantes de comunidades quilombolas, indígenas e ciganas, dos povos de terreiro, dos trabalhadores rurais, dos atingidos por barragens, dos agricultores familiares, do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), dos catadores de materiais recicláveis, da Comissão Pastoral da Terra, entre outros grupos e entidades. 

Com informações do MPMG

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo