O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega à segunda etapa de análises sensoriais, com seleção de amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais, entidade internacional de referência no setor.
Das 1.563 inscrições em todo o estado, as duas regiões maiores produtoras de café do estado, o Sul de Minas com 80 amostras e, principalmente a nossa Região das Matas com mais de 110 amostras, se destacaram entre os melhores classificados.
Confira o número de amostras classificadas por cidades na região:
Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara, por oito provadores, especialmente contratados para este fim. Nestas provas, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.
Enquanto isso, os concursos municipais já tem data marcada e o primeiro acontece nesta quinta-feira (19/10), envolvendo os produtores da região de Palmeirinha, zona rural de Manhuaçu. Na sexta-feira(20/10) será a vez da final do Concurso Municipal de Santa Margarida e no sábado (21/10) o concurso Municipal de Simonésia.
Na próxima semana estarão ocorrendo as finais dos concursos municipais em Santana do Manhuaçu, Caparaó e Manhuaçu, além de Manhumirim no dia 31 deste mês. No mês de novembro serão as finais em Alto Jequitibá, Mutum, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Pedra Bonita e Vermelho Novo.
Júlio Oliveira – Tribuna do Leste