A EcoRioMinas está se aproximando da etapa final do cronograma de trabalhos iniciais da concessionária. Prestes a fazer um ano administrando as BR-465/RJ, BR-493/RJ e BR-116/RJ e MG, as obras programadas pela EcoRioMinas para esta semana, entre os dias 11 e 17 de setembro, incluem intervenções em diversos trechos do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com serviços de terraplanagem, recuperação de pavimento, sinalização vertical e horizontal, reparo/recuperação de OAE (pontes, passarelas e viadutos), entre outros.
Em Minas Gerais, os trabalhos de terraplanagem acontecem entre os quilômetros 523 e 525, 665 e 667, 679 e 681, 721, 719 e 712, entre outros trechos, nos dois sentidos da via, com interdição de acostamento, passando por municípios como São Francisco da Glória, Miradouro e Muriaé. Já os serviços de sinalização horizontal/vertical ocorrem entre os kms 408 a 588, 500 a 588, nos dois sentidos da via, alcançando municípios como Engenheiro Caldas, Tarumirim e Inhapim.
Na maior parte dos trechos, os trabalhos ocorrem das 7h às 17h, podendo se estender até as 22h em alguns pontos. Existe a possibilidade de ocorrer operação “pare e siga”, com a circulação alternada de veículos. A EcoRioMinas solicita aos motoristas que dirijam com atenção e reduzam a velocidade nos trechos em manutenção, que estarão devidamente sinalizados. Vale lembrar que a programação de obras pode ser alterada devido a questões operacionais e condições climáticas.
As atividades fazem parte dos trabalhos iniciais da EcoRioMinas previstas no contrato de concessão e têm prazo de conclusão de até um ano após o início da operação. A concessionária assumiu a administração da Rio-Valadares em 22 de setembro de 2022.