Na série de reportagens sobre ações ambientais, o Tribuna do Leste destacou o acordo firmado entre o Ministério Público e a Administração de Manhuaçu para destinação final dos resíduos sólidos e reciclagem de lixo, com prazo para execução até o fim deste ano.
A definição é um importante avanço para questões ambientais e após ser implementada, a ação corrige um problema que vem sendo postergado a décadas. Fica a pendência em relação à coleta e tratamento do esgoto, que hoje é jogado diretamente no leito do rio Manhuaçu.
Há alguns anos chegou a ser feito um grande investimento para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, no final do bairro Engenho da Serra, que nunca funcionou e hoje está completamente depredada. Também foram comprados tubulões para levar o esgoto até o local que ficaram abandonados e foram perdidos.
Segundo o Ministério Público as discussões em torno do saneamento básico ainda estão ocorrendo e merecem uma atenção especial por também envolver saúde pública, com informou o Promotor de Justiça, Guilherme de Castro Germano.
Reportagem: Júlio Oliveira