A prefeitura de Piedade de Caratinga decretou, nesta terça-feira, (06-06), a suspensão da validade do concurso público para provimento de cargos na administração pública municipal realizado no último dia 28. O motivo são as suspeitas de fraudes no certame, em investigação pela Polícia Civil. A suspensão da validade do concurso é por prazo indeterminado até a conclusão da investigação.
Dois dias antes do concurso, o Ministério Público recebeu um vídeo que denunciava que alguns candidatos seriam beneficiados para ocupar os respectivos cargos aos quais eles concorriam. Uma reunião foi feita entre representantes da prefeitura de Piedade de Caratinga e da Polícia Civil, quando ficou decidido que a aplicação das provas seria fiscalizada pela polícia. As provas do concurso público foram realizadas e a polícia seguiu com as investigações.
Na última sexta-feira (02/06), o Ministério Público recebeu um e-mail anônimo com três arquivos de provas originais em PDF, que seriam utilizados para impressão, para três cargos: advogado do CRAS, enfermeiro especialista em curativos e dentista especialista em próteses. “Esses dois últimos cargos exigem especialização, é um âmbito muito pequeno de busca, e com base nessas buscas nós chegamos a três pessoas, pessoas ligadas à administração. Desses três, dois são contratados do município de Piedade e uma pessoa é companheira de um dos envolvidos e também agente político de outro município”, contou o delegado de Polícia Civil Luiz Eduardo Gomes.
Com base nesses fatos, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão nas casas e também nos locais de trabalho dos suspeitos, inclusive na sede da Prefeitura de Piedade de Caratinga. Os aparelhos celulares e computadores dos possíveis envolvidos foram apreendidos. No histórico de downloads do navegador de um dos desses computadores foram encontrados os mesmos arquivos que haviam sido encaminhados ao Ministério Público.
Fonte: TV SISTEC