São João do Manhuaçu recebeu a Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó). O evento contou com a presença de 11 municípios da região: Simonésia, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Chalé, Martins Soares, Durandé, Santana do Manhuaçu, Taparuba, Mutum, São José do Mantimento e Pocrane.
A abertura da reunião foi feita com o pronunciamento do Presidente do CIS-Caparaó, Prefeito Sérgio Camilo (São João do Manhuaçu), do 2º vice-presidente prefeito Ernane José de Macedo (Pocrane), Secretário Executivo Felipe Rodrigues Clemente e o secretário de saúde de São João do Manhuaçu, Felipe Gomes.
A pauta tratou do novo Sistema Regional de Transporte Eletivo em Saúde, denominado Transporta-SUS e das demandas de aquisição de novos veículos. Foram apresentadas informações sobre o andamento do projeto, bem como as atualizações sobre o programa Farmacis e os novos credenciamentos necessários para a efetivação dessas iniciativas.
Em seguida, o tema Iluminação Pública foi abordado, onde foram esclarecidas as etapas do projeto PROCEL/RELUZ, desenvolvido em parceria com a Eletrobrás. O objetivo é melhorar a iluminação das vias públicas da região, proporcionando mais segurança aos moradores.
Além disso, foram discutidas licitações compartilhadas e informações sobre o serviço de Resíduos Sólidos e sua contribuição para a região.
A empresa Facilita Telecom apresentou os serviços de voz sobre internet (voip) que estão sendo implementados em vários municípios e empresas. É uma alternativa para melhorar a comunicação e integração entre as diversas unidades das prefeituras.
Além do prefeito de São João do Manhuaçu Sérgio Camilo, estiveram presentes os prefeitos Nídio (Luisburgo), Ernane José (Pocrane), Marinalva Ferreira (Simonésia), Misael Huebra Klein (São José do Mantimento) e Claudinei Clemente (Mutum).
A reunião foi considerada produtiva e permitiu que os representantes dos municípios presentes pudessem discutir e alinhar ações importantes para o desenvolvimento das 16 cidades integrantes do CIS-Caparaó.
Carlos Henrique Cruz