DestaqueGeral

Hoje é feriado, Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio aqui no Brasil e em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. No calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

E embora os trabalhadores estejam sempre em busca de melhores condições de trabalho ou de remuneração, hoje já existem muitos direitos garantidos em lei para todas as categorias. Isso porque nem sempre foi assim. Como exemplo, a data comemorada hoje, Dia do Trabalhador, foi criada após a mobilização de operários em 1886 nos Estados Unidos, que queriam a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.

No Brasil, a data foi instituída no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral de operários, ocasionada por condições precárias de trabalho.

E hoje, como está a situação do trabalhador? Oque pensam sobre essa data e qual mensagem gostariam de enviar aos governantes. Como avaliam a situação, inclusive quem está no mercado informal.

Heber José de Aguilar, que atua como propagandista de medicamentos destacou que o governo deve valorizar mais o trabalhador, que é quem movimenta a economia.

Para Robert Mota, que atua com aplicativo de motos, sempre há algo a melhorar para o trabalhador em relação a condições e segurança. A vendedora Geralda Onícia de Carvalho Silva se disse satisfeita com o trabalho e o atendimento às pessoas.

No centro da cidade, todos os dias aparecem artistas fazendo malabares ou algum tipo de apresentação nos intervalos dos semáforos, também buscando seu sustento diário. É o caso de Joel Oscar Saucedo, um argentino, que destacou que toda profissão deve ser valorizada. Ele disse ainda que já passou em outra época na cidade e admira a economia movimentada de Manhuaçu e o povo trabhador, que permanece da mesma forma.

Reportagem: Júlio Oliveira

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo