Na manhã desta quarta-feira (05), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Homicídios de Caratinga, deflagragou a Operação Slayers e cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 29 anos suspeito de estar envolvido no feminicídio ocorrido no dia 27 de fevereiro no Córrego dos Ferreiras, zona rural de Santa BárBara do Leste/MG. Outro homem de 22 anos, também suspeito de ser autor do delito, foi preso na segunda-feira (03).
Entenda o caso
No dia 27 de fevereiro a vítima, Lucélia Rodrigues de Andrade Martins, de 42 anos, que morava no Córrego dos Ferreiras, em Santa Barbara do Leste/MG, saiu de casa a pé, por volta das 14h15min, e desapareceu.
O corpo da vítima foi encontrado no dia 04/03/2023, em um cafezal localizado do Córrego dos Ferreiras, próximo a rodovia 116, já em avançado estado de putrefação. Devido aos sinais de violência física e sexual que o corpo da vítima apresentava, foi instaurado inquérito policial.
No início das investigações, a Polícia Civil tomou conhecimento de um print de mensagem de whatsapp veiculada pela vítima semanas antes do seu desaparecimento. Em tal mensagem, a vítima afirmava que sua filha de 14 anos, teria sido abusada sexualmente por seu cunhado, um homem de 55 anos.
O crime de importunação sexual acabou sendo apurado durante a investigação, isto é, foram angariados diversos elementos informativos que comprovaram que a menor realmente foi abusada sexualmente pelo homem que é seu parente.
Entretanto, a investigação apontou que tal crime não tinha ligação com o desaparecimento e suposto homicídio da vítima.
Assim sendo, após ampliar o espectro de investigação e efetuar diversas diligências investigativas, a PCMG, por meio da Delegacia de Homicídios de Caratinga apurou a autoria do crime hediondo em questão.
As investigações comprovaram que a vítima foi abusada sexualmente e, logo após, violentamente assassinada por dois homens, ambos moradores do Córrego dos Ferreiras.
Um dos suspeitos, de 22 anos, foi preso na segunda-feira (03/04). Ele, que possui antecedentes criminais pelo crime de ameaça, difamação, vias de fato, furto e roubo, confessou o crime. O veículo utilizado no crime, um ford fiesta, também foi apreendido na segunda-feira (03/04).
Já o outro suspeito, de 29 anos de idade, foi preso na manhã de hoje, tendo também confessado o crime. Ele possui antecedente pelo prática do crime de direção perigosa. Segundo o Delegado Sávio Moraes, autoridade policial responsável pela investigação, ficou evidenciado nos autos do inquérito que os suspeitos agiram em conluio e de forma premeditada.
Os investigadores da equipe de Homicídios, após profundo estudo dos hábitos dos moradores locais, bem como por meio de aparatos tecnológicos de investigação, evidenciaram que a vítima foi abordada pelo veículo fiesta ainda na estrada vicinal, no Córrego dos Ferreiras, e levada até o local do crime, detalhou a autoridade policial.
De acordo com as provas angariadas até o momento, a motivação do crime foi sexual, isto é, os suspeitos queriam, inicialmente, estuprar a vítima. Contudo, como forma de “queima de arquivo”, isto é, para evitar que a vítima viesse a denunciá-los, resolveram dar cabo a vida dela.
Assim, após ter sido brutalmente agredida e violentada sexualmente, os suspeitos assassinaram a vítima utilizando um tronco de pé de café. Com o objeto contundente, eles efetuaram diversos golpes na cabeça da vítima, levando-a a óbito.
Os mandados expedidos e cumpridos são de prisão preventiva, e os suspeitos foram encaminhados ao Sistema Prisional. A investigação será concluída nos próximos dias.