Como parte da mobilização para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, a Zika e Chikungunya, foi realizada no último sábado (01) uma força tarefa da Prefeitura de Manhuaçu nos bairros Petrina e Sagrada Família. Os trabalhos haviam sido iniciados na sexta-feira (31/03) com a retirada de entulhos e a força tarefa foi convocada diante do grande número de casos de dengue no município, sendo os dois bairros, os locais com os maiores índices da doença.
Além da limpeza realizada pela Secretaria de Obras e Samal, também houve um trabalho de fiscalização e conscientização, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz. “As equipes de agentes de endemias da vigilância ambiental estiveram realizando o tratamento focal nesses dois bairros. Juntamente com a equipe, os fiscais da Secretaria da Fazenda e fiscais da Vigilância Sanitária, percorreram os dois bairros no intuito de notificar alguns proprietários de terrenos e lotes vagos, que se encontram com o mato alto ou com acúmulo de lixo, para poder providenciar sua limpeza”.
Somente no sábado (01) foram retirados oitos caminhões de entulhos, segundo informações da Secretaria de Obras. “São materiais que poderiam se tornar criadouros potenciais do Aedes aegypti. Esperamos que com essa limpeza, com esse tratamento e também agora com o terceiro ciclo de aplicação de inseticida nos dois bairros, a doenças seja controlada e a gente comece a ter uma diminuição dos casos”, comenta Emilce.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu