O surgimento de casos da Covid-19 em Manhuaçu apresentou uma leve alta, conforme os dados da semana epidemiológica de número 12 (19 a 25/03), onde foram confirmados 07 casos da doença, representando uma taxa de positividade de 12,3%, dentro das 57 notificações. Lembrando que o ideal é que essa taxa esteja sempre abaixo de 20%, para que o sistema de saúde não fique sobrecarregado, podendo assim fazer um atendimento eficaz e pleno para todos.
Mas ainda é necessário que se faça o uso dos meios de proteção e higienização individual, tais como, higienizar frequentemente as mãos, usar álcool em gel, garantir ambientes com boa ventilação e manter o cartão de vacinação contra Covid-19 atualizado, de acordo com o calendário vacinal. É recomendado que pessoas com comorbidades, imunocomprometidas e idosos se protejam, inclusive fazendo o uso de máscara independente do ambiente.
Vacinação
Desde o dia 02 de março, está ocorrendo em Manhuaçu a vacinação de reforço contra a Covid-19 com dose bivalente. Na última quinta-feira (23) começou mais uma fase da vacinação de reforço contra a Covid-19 com dose de reforço bivalente.
O público atendido nesta fase, serão os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. A ampliação do grupo foi uma recomendação do Ministério da Saúde.
Ainda continua sendo vacinados pessoas com 60 anos ou mais, pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, acima de 12 anos, e seus trabalhadores, além de gestantes e puérperas. Procure sua unidade de saúde de referência e vacine-se.
O reforço com a bivalente a partir de 4 meses da última dose contra covid. A vacinação ocorre de acordo com a disponibilização de doses.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu