DestaqueSaúde

Mais de 3800 atendimentos do Saúde Itinerante são realizado na Zona da Mata

Os municípios de Manhumirim, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, e São Francisco do Glória receberam o Programa Saúde Itinerante, do Sistema Faemg Senar este mês. Mais de 3800 homens e mulheres do campo tiveram acesso a exames preventivos e orientações sobre a saúde. A ação teve apoio das prefeituras em todos os municípios e foram acompanhadas pelo analista regional do Sistema Faemg Senar, Antônio Rocha.

Manhumirim

Em Manhumirim a população recebeu o Saúde Itinerante nos dias 14 e 15 de março. Foram realizados 810 exames e cerca de 250 pessoas participaram das palestras e orientações sobre a saúde bucal.

Eliane Oliveira, do Córrego do Ouro fez exames de sangue, Mamografia e Papanicolau. Sebastião Ancelmo, da mesma comunidade, se consultou com o urologista e fez o exame de PSA. Ambos elogiaram o atendimento e reforçaram a importância do cuidado com a saúde. “É muito bom saber que o Sindicato se preocupa com a gente”, disse Eliane.

O agente de desenvolvimento rural da entidade, Rudson Curcio, lembrou que “muitos desses exames só são realizados em outros municípios, e com o Programa os produtores rurais conseguiram fazê-los em Manhumirim, de forma mais rápida”.

“Para nós foi uma alegria receber o “Caminhão da Saúde” que representa o nosso compromisso social, principalmente com os homens e mulheres do campo, trazendo a tranquilidade e a atenção à saúde que todos merecem”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, Eric Werner.

O prefeito, Sérgio Mourão agradeceu ao Sistema Faemg Senar pela iniciativa e afirmou que “a grandiosidade do Programa beneficia aos moradores do campo e da cidade com serviços de qualidade. O Secretário de Saúde, Hugo Lopes Silva também acompanhou a ação e destacou que além da parceria nas capacitações que o Sindicato dos Produtores Rurais oferece ao município durante todo o ano, também conseguiu “levar a saúde mais perto da população”.

Rio Piracicaba

O “Caminhão da Saúde” esteve em Rio Piracicaba nos dias 10 e 11 e atendeu cerca de 1200 pessoas. A ação foi realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Rio Piracicaba (ACIARP), entidade cooperada do Sistema Faemg Senar.

O presidente da ACIARP, Afonso Alves, agradeceu a parceria e enfatizou a importância do Programa para toda população. Ele ainda lembrou que “este mês são comemorados os direitos das mulheres e há um movimento anual dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde, especialmente a prevenção ao câncer”.

Maria das Graças Cândido, moradora da comunidade de Bicas, aproveitou o Programa para fazer Mamografia, Papanicolau e exame de sangue. “Precisamos de ações como essa porque, às vezes, não conseguimos agendar consultas e exames na cidade pela falta de médicos e de vagas”, comentou.

Geraldo Afonso Gomes, da comunidade Gomes de Melo disse que o Saúde Itinerante facilitou o acesso ao exame. “Esse Programa é ótimo porque temos atendimento rápido. Para nós que moramos na zona rural e não podemos sair por muito tempo, é muito bom”, explicou.

São Francisco do Glória

A última parada do Caminhão da Saúde na região foi no município de São Francisco de Glória. A Praça São Francisco de Assis recebeu centenas de pessoas, principalmente moradores das comunidades rurais, nos dias 18 e 20 de março. Foram realizados 976 atendimentos.

 “Além dos treinamentos e capacitações que nos ajudam a desenvolver a agricultura, que é a base principal da economia do município, sabemos que podemos contar com a parceria do Sistema Faemg Senar também para cuidar da saúde da população”, comentou o prefeito, Walace Pedrosa.

Sobre o Programa Saúde Itinerante

O programa busca a promoção da saúde e bem-estar dos produtores e dos trabalhadores rurais. O caminhão com equipamentos médicos e profissionais de saúde especializados ofereceu exames gratuitos de mamografia bilateral, Papanicolau, TSH, hepatite, PSA, além da aferição de pressão arterial e da Campanha de Saúde Bucal.

Assessoria de comunicação do Sistema Faemg Senar

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo