Está em São Paulo desde o último fim de semana, onde foi internada ontem no Hospital Graacc, que é referência no país no atendimento infantil, a pequena Amanda Dias Afonso, de dois anos. Com uma doença gravíssima e precisando passar urgentemente por um transplante de medula, a família estava em busca de um doador compatível para a realização do procedimento.
Segundo a família, que reside em Jaguaraí, na zona rural do município de Reduto, o hospital em São Paulo realiza o transplante com doadores 50% compatíveis, que é chamado transplante haploidentico. Nesse caso, a mãe Daniele de Fátima Afonso Arruda e o pai Jonas foram considerados compatíveis na margem exigida,
A viajem com Amanda para São Paulo foi realizada no domingo e já foram feitos vários exames e procedimentos, até a internação ocorrida nesta quarta-feira. Nesta quinta deve ser implantado um cateter e na sexta está previsto o início dos procedimentos de quimioterapia.
O transplante, com o pai Jonas sendo o doador, está previsto para acontecer no dia 22 deste mês, quarta-feira da próxima semana.
Segundo Daniele, os médicos informaram que em transplante TMO geralmente essa primeira internação dura mais de um mês em isolamento total por conta de bactérias e infecções. A família pede orações de parentes, amigos e todos que colaboraram como voluntários para o cadastro de doadores.
Texto: Júlio Oliveira