Em Manhuaçu, começa nesta quinta-feira (02) uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, o reforço que será aplicado é a vacina bivalente da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
O Ministério da Saúde dividiu os grupos prioritários em cinco fases e informou que a vacinação será escalonada em etapas, conforme o envio das doses aos estados e o recebimento de novas doses pela Pfizer.
Segundo estimativas da pasta, as pessoas elegíveis para receber a vacina bivalente totalizam 54 milhões de brasileiros. Na primeira fase da campanha, irão receber a vacina pessoas acima de 70 anos; pacientes imunossuprimidos a partir de 12 anos; pessoas vivendo em ILPs (instituições de longa permanência) e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para receber a bivalente, aqueles que estiverem no grupo prioritário já devem ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.
Danilo Alves – Tribuna do Leste