Com a proximidade da volta às aulas, o Procon Manhuaçu traz recomendações aos consumidores para auxiliar na aquisição do material escolar. O intuito é esclarecer em relação às dúvidas que surgem neste período do ano, quando pais e responsáveis precisam atender à demanda das escolas e se programar para as compras.
Uma orientação importante é pesquisar muito e não se deixar influenciar pela publicidade, de acordo com o coordenador do Procon Manhuaçu, Glauco Macedo. Uma das dicas do órgão é que todos façam uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos. “Quero enfatizar a importância da pesquisa de preços. O consumidor deve se programar, fazer pesquisa on-line, ir a vários estabelecimentos, pois há uma variação muito grande no valor dos produtos”, orienta.
As escolas são obrigadas a fornecer a lista de materiais escolares para que os pais dos alunos possam fazer a pesquisa. Vale lembrar que a instituição de ensino não pode exigir marca de produtos e estabelecimentos comerciais para compra do material, devendo ser livre a escolha do consumidor.
Algumas escolas utilizam apostilas como material didático. Somente para este item pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola.
Danilo Alves – Tribuna do Leste