Ao contrário da BR 262, que está em condições precárias devido ao excesso de buracos e rece apenas uma operação tapa buracos que não resolve os problemas, a rodovia BR 116, no trecho de aproximadamente 50 quilômetros que corta o município de Manhuaçu, vem recebendo diversas obras de manutenção e melhorias.
Enquanto a 262 permanece sobe a responsabilidade do Governo Federal e não recebe investimentos, a rodovia 116, desde o final do ano passado foi assumida por uma empresa privada, vencedora de um contrato de concessão pública do Governo Federal, que realiza diversas obras.
O diretor superintendente da empresa concessionária da BR 116, EcoRioMinas, Luis Carlos Lima Salvador, em entrevista exclusiva ao Tribuna do Leste, falou dos investimentos para os 30 anos da concessão e as obras que já estão ocorrendo.
O município de Manhuaçu possui mais de 50 quilômetros da BR 116 e vai receber uma das bases de apoio da concessionária, que deve começar a funcionar nos próximos meses entre os Distritos de Vila Nova e São Pedro do Avai, além da duplicação de alguns trechos, implantação da terceira via e vias martinais.
Junto com os investimentos para melhorias e manutenções ao longo da rodovia, deve começar ainda este ano também a cobrança de pedágio dos usuários da 116. Os valores dos pedágios são diferenciados para cada praça, foram definidos no contrato de concessão e serão atualizados quando a cobrança for entrar em vigor. Na região de Manhuaçu serão instaladas duas praças de pedágio, uma em Orizânia e outro em Santa Barbara do Leste, lembra Luis Salvador.
Reportagem: Júlio Oliveira