Safra de café da região tem participação destacada na produção estadual
Números da colheita demonstram aumento da produção de café que chega a 12 por cento do total colhido em Minas neste ano
Os produtores de café de Minas Gerais consolidaram a safra de 2022 com o encerramento da colheita e mesmo atravessando uma queda na produtividade devido a fatores climáticos como seca e geada que atingiram as lavouras em 2021, mantiveram a posição de principal fornecedor do país.
Segundo informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foram colhidas em Minas Gerais este ano 22,03 milhões de sacas de café. O resultado foi superior ao contabilizada em 2021, quando os cafeicultores alcançaram 21,45 milhões de sacas, e correspondeu a 46% da safra nacional do período.
Na região de Manhuaçu, nos municípios que fazem parte do Escritório Regional da EMATER, a safra foi também recorde, na comparação com outros anos, segundo informação do Coordenador Técnico Regional, Thiago Braga.
A produção regional de café, em relação ao total consolidado da safra em todo o estado, tem participação significativa, o que segundo Thiago Braga, demostra a importância da região nesse setor do agronegócio e a necessidade de mais investimentos. Ele lembrou que houve aumento da área plantada e destacou o aprimoramento da qualidade do café, buscado pelos produtores.
Reportagem: Júlio Oliveira