CidadeDestaque

Pesquisas de registros históricos auxiliaram na nova delimitação de bairros em Manhuaçu

A divisão territorial na zona urbana de Manhuaçu, com a identificação dos limites de cada bairro, legalizando os existentes e criando outros, que entrou em vigor no último mês de outubro, foi executada de acordo com a história e cultura dos bairros, respeitando critérios técnicos para extinguir duplicidades e conflitos de limites.

A nova divisão por bairros de Manhuaçu, prevista em Lei municipal aprovada na câmara e sancionada pela administração do município, já está em vigor. De forma moderna e atualizada, a lei delimita e escreve a localização exata de cada bairro na cidade.

O arquiteto e urbanista Lucas Pacheco, responsável pelo levantamento de todo o território para a delimitação dos bairros, explicou que o trabalho demandou pesquisas em relação a leis antigas, cadastros e definições históricas da comunidade afetada.

Lucas Pacheco destacou também que a formalização legal dos bairros é um instrumento importante, pois possibilita estabelecer políticas públicas de acordo com a realidade territorial. Também permite fundamentar discussões de sistema tributário municipal padronizado.

Com a regulamentação, Manhuaçu passa a ter 49 bairros apenas no território urbano, incluindo 7 novos bairros em vários vetores de desenvolvimento da cidade. Outra alteração importante é o reconhecimento da Vila Formosa como bairro à partir de agora. As definições refletem as direções de expansão do município.

Reportagem: Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo