Regional de Saúde de Manhuaçu promove reorganização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Com o objetivo de reorganizar e fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), solicitou que fosse pactuado entre os 34 municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, uma atualização da grade dos serviços de referência.
A pactuação ocorreu em reunião nesta terça-feira, 8 de novembro, na sede da SRS Manhuaçu, que contou com a presença de gestores e técnicos municipais. “Nosso maior objetivo hoje foi apresentar essa reorganização aos gestores e técnicos dos municípios, e mostrar que o caminho para não sobrecarregar um serviço – e por outro lado, não deixar serviços ociosos -, é considerar sempre a capacidade instalada em cada serviço, bem como os indicadores previstos em cada programa”, detalhou Lorena Teixeira dos Anjos, referência técnica da rede de cuidados à pessoa com deficiência da SRS.
Na oportunidade, foram discutidas as deliberações e resoluções que tratam dos ajustes e monitoramento do recurso excepcional, repassado aos municípios para fomento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
“O Serviço Especializado em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI) de Mutum já oferece um apoio aos municípios vizinhos e hoje, com esse momento de discussão e melhorias, temos a oportunidade de alavancar nossas ações de maneira impactar de forma positiva a vida dos pacientes usuários do serviço”, comemorou Renildes Oliveira, subsecretária de Saúde de Mutum – MG que esteve presente à reunião.
Serviços de Reabilitação da Deficiência Intelectual
Em Minas Gerais existem 145 serviços de reabilitação intelectual da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do SUS-MG, que oferecem tratamento às pessoas com deficiência intelectual, assim como às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Destes, 133 são Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI), e 12 são Centros Especializados em Reabilitação (CER).
Os SERDI são serviços que atendem apenas a deficiência intelectual, já os CER são serviços que atendem mais de uma modalidade de deficiência. Todos os serviços realizam a avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos usuários.
Para acesso aos serviços de reabilitação intelectual o usuário deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para que, por meio das Juntas Reguladoras, sejam encaminhados para os serviços adequados.
Texto e Fotos : Antônio Rodrigues/ ASCOM SRS Manhuaçu