Os desafios e preparativos para o período chuvoso, neste fim de ano e no início de 2023, foram debatidos em um seminário, realizado na cidade de Cataguases.
Encontro foi realizado no anfiteatro do Centro Cultural Humberto Mauro, quando foram abordadas ações desenvolvidas em outros períodos no atendimento a situações de emergência em caso de chuva forte, para serem aprimoradas.
O subtenente Gerônimo, da Defesa Civil estadual e participante do encontro lembrou a experiência recente de evento climático severo, registrado em Muriaé, e a importancia do aprimoramento da atuação dos orgãos de segurança.
Para Fábio Lancelote, Diretor Técnico Comercial da Energisa, empresa que promoveu o evento, foi um momento de debater a atuação e se preparar par o período chuvoso que se aproxima. O evento contou com a participação também de Ana Paula Paes, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que abordou a evolução do clima nos próximos meses.
O presidente da empresa Energisa, Eduardo Mantovani, lembrou da importância deste evento para um planejamento envolvendo pessoas que estão na linha de ação no caso de um evento climático de grandes proporções, seja da empresa, da Defesa Civil e das forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros. O planejamento e equipes preparadas podem diminuir o tempo de resposta no caso de uma emergência.
Repórter Júlio Oliveira