CidadeDestaqueEleições

Cartório de Manhuaçu se organiza para eleições 2022

Na 167ª Zona Eleitoral da Comarca de Manhuaçu – que engloba os municípios de Santana do Manhuaçu, Reduto, São João do Manhuaçu, Simonésia e Manhuaçu, 98.832 eleitores irão às urnas nas eleições do próximo domingo, 02. A comarca é composta por 64 locais de votação e conta com 281 seções/urnas para os cidadãos exercerem o voto democrático.

De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral, Savele Xavier de Barros, a votação deve obedecer a seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual ou deputado distrital; senador; governador; e presidente da República. Essa ordem não pode ser alterada. Isso significa que, para chegar a vez de votar para presidente da República, por exemplo, é necessário ter votado – seja num candidato, seja em branco ou nulo – em todos os cargos anteriores.

É importante destacar que votar nulo ou em branco para outros cargos não anula o voto dado a um único candidato específico.

A eleitora ou o eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque, se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto. Portanto, a sugestão é levar uma lista com os números dos candidatos escolhidos escrita na ordem em que eles aparecerão, a chamada “cola eleitoral”.

Para estar bem treinado na hora de votar, o TSE preparou um simulador de votação, que pode ser acessado no Portal do Tribunal na internet e utilizado quantas vezes quiser.

A ferramenta serve apenas para educar o eleitor e não tem nenhuma capacidade de registrar votos.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo