O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando desde segunda a fase presencial do curso de capacitação dos profissionais para trabalhar no Censo 2022. Em Manhuaçu, o treinamento ocorre no Caic e terminará nesta sexta-feira, 22. É parte final do processo seletivo simplificado dos recenseadores.
O questionário da pesquisa conta com 26 questões que abordam características básicas dos cidadãos e da moradia em que vivem. Além disso, parte da população é selecionada para responder a um questionário específico, com 77 questões, que aborda questões sobre características da moradia, identificação étnico-racial, estado civil, núcleo familiar, quantidade de filhos, mortalidade, religião ou culto, migração interna ou internacional, deslocamento para estudo, deficiência, trabalho e rendimento, entre outros.
Como identificar o recenseador?
Visando a segurança da população, o IBGE possui uniformes e paramentos para que os recenseadores sejam facilmente identificados, são eles:
- Boné do censo;
- Colete do IBGE;
- Crachá de identificação exposto no colete, na parte frontal, à esquerda para quem vê de frente;
- DMC – Dispositivo Móvel de Coleta.
Além disso, é possível identificar os recenseadores por dois outros canais:
- Canal de atendimento – 0800 721 8181
Ao ligar, a primeira mensagem do menu é “para confirmar a identidade do recenseador digite 1”. Quando digitar o número um, o morador será atendido por um agente de atendimento que precisará do número do RG, CPF ou matrícula do recenseador em questão.
A partir disso, o agente fará a consulta e confirmará ou não a autenticidade do profissional.
A verificação digital pode ser feita acessando o site e preenchendo a lacuna com o RG, CPF ou matrícula do entrevistador. Além disso, é possível tirar foto do QR Code disponível no crachá do profissional, esse código leva à área de identificação na plataforma on-line.
Com informações do G1